top of page

Buon Anno Nuovo!

  • Foto do escritor: Nayane Veiga
    Nayane Veiga
  • 31 de dez. de 2017
  • 3 min de leitura

As tradições de Ano Novo brasileiro todo mundo já conhece, certo? Pular 7 ondas, semente de romã na carteira, usar branco, dar presente pra Iemanjá, comer lentilha, brindar com champanhe, etc. Agora vou levar vocês pra conhecer as tradições italianas para essa data, bora lá?! Peguem suas taças e salute!

 Na Itália dia 31 de dezembro é o dia de San Silvestro e se comemora o Capodanno (véspera de ano novo), significa tanto o dia 1° de Janeiro, como as primeiras horas do ano após a meia-noite.

Na noite do Capodanno existem as festas reveillon (Veglioni de Capodanno) que geralmente acontecem dentro de "casa" em vista das baixas temperaturas nessa época do ano. Diferente do Brasil que se comemora nas ruas, praias e os mais diversos lugares.

Dentre esses costumes estão o Cenone ou cena di Capodanno (ceia de ano novo) e após o jantar são colocadas músicas dançantes e a festa começa.

No entanto um novo costume tem surgido entre os italianos, de passar o ano novo em praças, mais e mais cidades tem aderido, organizando shows e espetáculos, mas quem quiser passar o ano novo ao ar livre deve observar atentamente a temperatura e sair bem agasalhado com luvas, gorro e cachecol.

 Outra coisa que difere o Ano Novo daqui do de lá são as cores, enquanto no Brasil a cor predominante é o branco, no Capodanno é o rosso (vermelho), o vermelho certamente será a cor predominante na mesa na véspera de ano novo, outro habito muito difundido é usar roupas intimas vermelhas na noite do dia 31 de Dezembro.

O fato de vestir algo vermelho é uma tradição muito antiga que remonta à época romana. Por razão da cor ser considerada uma cor afortunada representando paixão, coragem e fertilidade.

Como no Brasil, lentilhas não podem ficar de fora do jantar. As lentilhas são um símbolo de dinheiro, riqueza, e também é um bom presságio para o novo ano. Um prato típico do jantar é o zampone ou o cotechino com lentilhas (é um embutido originário de Modena, na Itália, feito com uma mistura de carne de porco fresca, pele de porco e especiarias, servido geralmente cozido).

E se no Brasil na véspera de Ano Novo  você vai à praia, na Itália, isso é difícil, mas há a tradição do banho de Ano Novo. De modo geral, na manhã do primeiro de janeiro, há alguns corajosos, ousados ​​que se jogam na água do mar e fazem o banho de Ano Novo.

Mas o mais curioso e estranho nas festas de ano novo na Itália é o que acontece durante a "festa". Depois da meia-noite normalmente, você começa a cantar e a dançar e em algum momento, um mix de músicas antigas BRASILEIRAS vai começar a tocar (Two Man Sound - Disco Samba), todo mundo começa a cantar alto, fazem uma fila e começam o famoso trenzinho pelos corredores.

O ponto alto da festa é quando começam soar as notas de País Tropical de Jorge Ben Jor todos na sala sem saber o significado das palavras, cantam loucamente. Imagine ai uma cambada de  italianos dentro de um salão de festas ou em casa, do lado de fora fazem zero graus , está nevando e todos lá estão cantando "moro num país tropical", cômico e trágico kkkkkk.

Todo mundo na Itália conhece esse mix musical, essa seqüência de fragmentos de canções brasileiras, nenhum ou muito poucos provavelmente conhecem a origem dessa tradição pra lá de maluca hahaha.

É isso meus amores, grazie a tutti e Buon Anno Nuovo!

Comentários


© 2023 por Um giro pela Toscana. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page