Il Club di Giulietta
- Nayane Veiga
- 26 de mar. de 2017
- 4 min de leitura
Assistindo Cartas para Julieta pela milésima vez, tive uma epifania, em uma dessas vezes em que vi o filme me atentei a história dessas mulheres intituladas “secretárias de Julieta”, e fui buscar mais sobre o assunto. O que descobri me deixou de certa forma emocionada, as secretarias de Julieta realmente existem e trabalham para a cidade de Verona, essa mesma cidade que abraçou o mito de Julieta e que o faz vivo ate hoje. Então pensei que diabos estou fazendo da vida que ainda não dividi essa história com o mundo?! Pois bem, não mais procrastinarei sobre essa maravilha, confesso que já tinha pré-preparado outro tipo de post pra hoje, mas realmente não posso adiar esse por mais um dia.

Dá a mão pra tia Nay, separem lencinhos e vamos dar uma volta em Verona.
Muitos de nós já ouvimos, lemos ou assistimos algo sobre Romeu e Julieta certo?! A história de dois jovens apaixonados e proibidos de viver esse amor. Todos nós também sabemos o desfecho dessa bela e trágica história, o que poucos sabem é sobre a existência da “Casa di Giulietta” e de toda aura mística que ronda esse lugar

O filme Cartas para Julieta de 2010 foi inspirado no livro homônimo das irmãs Lisa e Ceil Friedman:
“A lenda do casal apaixonado de Shakespeare atrai visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente ‘Julieta, Verona’, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. ‘Cartas para Julieta’ conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas. O livro reconstitui a história por trás da peça de Shakespeare e leva o leitor até os monumentos que alimentaram a lenda de Julieta e seu Romeu.”

Já o filme nos conta a história de uma futura escritora que numa viagem de pré-lua de mel, visita a casa de Julieta e descobre a existência de suas secretarias, e durante uma dessas visitas descobre uma carta que se perdeu no tempo por 50 anos, Sophie resolve responder a carta e se surpreende ao descobrir que Claire a dona da carta perdida resolveu seguir seu conselho e ir atrás do seu Lorenzo cinquenta anos depois, nos levando com elas e o neto de Claire, Charlie por uma linda e vívida viagem pela Itália.
- “Quando se trata de amor, nunca é tarde demais.”.

Shakespeare transformou Verona na cidade máxima do amor, quando em meados de 1595, deu vida à história de dois jovens amantes de casas rivais que ali moravam. Bem dizem que ele se inspirou num casal real oficial pra escrever sua peça, até onde os boatos sobre a história vão e são verídicos não dá pra saber, mas isso é o que deixa tudo mais mágico e romântico, minha dica é não questione muito apenas deixe essa vibe te envolver e te levar com ela. Não vou me aprofundar muito nisso é uma história pra outro post, o foco aqui são as cartas e quem as responde.
Por toda essa atmosfera que cerca a casa, milhares de pessoas passam por ali todos os dias e deixam em suas paredes cartas e bilhetes de amor ou sobre seu coração partido, e todas são respondidas.


A história dos secretários começou em 1930, quando Ettore Solimani um então funcionário recebeu a primeira carta endereçada somente a “Julieta, Verona”, que foi parar no túmulo de Julieta, ele que era um veterano da Primeira Guerra Mundial, sabia um pouco de inglês resolveu responde-la. E continuou respondendo a cada carta que ali chegava.
Um poeta local chegou a assumir o cargo de secretário depois da 2° guerra, mas abandonou logo após ter sua identidade descoberta por vergonha. Então, nos anos de 1980 o prefeito da cidade resolveu passar a tarefa ao “Club di Giulietta”, um grupo que fora formado para promover eventos e iniciativas ligando a peça Shakespeariana à cidade de Verona.

O Clube de Julieta nasceu em Verona, em 1972, a partir de uma ideia de Giulio Tamassia e um grupo de artistas e intelectuais que compartilham uma paixão por Shakespeare. Ao longo dos anos, graças à colaboração dos associados, órgãos e instituições, o clube supervisionou a organização de vários eventos relacionados com o mito de Romeu e Julieta.

O clube de Julieta é uma associação cultural sem fins lucrativos, é presidido por Giulio Tamassia e gerido por Giovanna Tamassia, assistido por uma equipe de voluntários dedicados que se dedicam com competência e profissionalismo as atividades do clube.

Além da coleção de cartas e resposta para Julieta, o clube de Julieta está organizando o concurso ”Querida Julieta" que premia anualmente as mais belas cartas, "O aniversário de Julieta”, um festival da cidade para celebrar o nascimento de Julieta Capuleto e o prêmio literário internacional "Escrevendo para o amor" dedicado à narrativa de amor. É também um promotor de muitas outras iniciativas culturais.

O clube conta também com um site completo, que conta toda sua história e que te permite entrar em contato com esses secretários, vou deixar no fim do post pra vocês visitarem, conta também com endereço de email e um endereço para correio, mas acreditem ou não das milhares de correspondências recebidas apenas 10% são envidas via email, as pessoas preferem escrever a mão para Julieta, e todas as cartas são traduzidas, lidas e respondidas também a mão por essa equipe. Lá também existe um arquivo com todas as cartas enviadas que você pode visitar, o clube oferece a qualquer visitante a chance de se tornar um secretário de Julieta por um dia ou por um longo período de tempo, e oferece também a possibilidade de fazer um estágio reconhecido por sua universidade ou instituição de ensino.



Atualmente o clube conta com 45 secretários de todo o mundo e recebem 50.000 cartas por ano, se você tiver vontade ou até mesmo curiosidade escreva sua carta para a heroína também o endereço é:
Juliet Club
Corso Santa Anastasia 29, 37121
Verona, Itália.


Já imaginou que lindeza receber sua resposta de um dos secretários?! Eu já mandei a minha porque não poderia perder essa oportunidade. Visitem o site e caso queiram podem contribuir para o projeto fazendo uma doação http://www.julietclub.com/it/.


Visitem Verona <3
Vemos-nos no próximo post, ciao e bom Voyage!

Comments