Povera Italia
- Nayane Veiga
- 17 de jun. de 2014
- 2 min de leitura
Aqui no Brasil, quando acabamos uma refeição maravilhosa, temos o costume de acariciar a barriga e dizer coisas como: “Estou satisfeito!” “Comi por um batalhão”. Pois bem, na Itália ao fim de uma refeição o costume é se dizer “Povera Italia”, isso mesmo, depois de se deliciarem com uma ótima comida, bons amigos e um vinho maravilhoso, provavelmente da adega de algum tio do cunhado do anfitrião, você não leu errado é exatamente assim que os italianos fazem.

É servido um cálice de grappa – uma água ardente destilada do talo e das cascas da uva – para acompanhar o café, a bebida é honesta e cai bem, e outra vez, não poderia ser diferente: foi destilada por um primo em segundo grau da esposa do anfitrião.

“Pobre Itália” (Povera Italia). E todos concordam, e iniciam conversas animadas sobre política, e o dia-a-dia italiano. Sobre o péssimo serviço público de luz e telefone, sobre um político local que está sendo acusado de distribuir contratos para parentes e amigos, ou sobre o atraso dos correios ( e você ai achando que esse tipo de coisa só acontecia no Brasil, né?!). É oferecido mais uma grappa, mas eles não aceitam, afinal ainda tem que dirigir um bom pedaço da autoestrada. Então a conversa passa rapidamente para carros, é, para carros, eles comparam o novo modelo de Alfa Romeo com o novíssimo Lancia, carros que estão ao alcance do bolso de alguns dos convidados.

A algum tempo atrás, a Itália – boa parte dela – era pobre. Até 1951, o país era predominantemente agrícola, com mais de 40% da força de trabalho concentrada no campo. O norte próspero, quase rico nas grandes cidade onde haviam indústria. No sul, extremamente pobre. Porém nem sul, nem norte, se comparam com os vizinhos da Europa Ocidental.

Nem os próprios Italianos podiam acreditar que chegariam onde chegaram hoje, e mesmo a diferença entre o norte e sul existirem até hoje, tudo melhorou, expectativa de vida, educação, comida, a queda na mortalidade infantil. Quem diria que a bella Italia de hoje, já foi a povera Italia de ontem né?!
Espero que tenham gostado =D
Comentem o que acharam se quiserem =)
Buonanotte a tutti, ciao.
Comments